Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição

Organizado em 2002 como Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Cognição e creditado pelo CNPq e PROPPi (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação) da UFF, o LEECCC nasceu com o objetivo enfatizar a etnografia como suporte metodológico em diferentes frentes de pesquisas, extensão acadêmica e consultoria/tutoria intelectual.

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A construção do LEECCC

Organizado em 2002 como Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Cognição e creditado pelo CNPq e PROPPi (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação) da UFF, o LEECCC nasceu com o objetivo enfatizar a etnografia como suporte metodológico em diferentes frentes de pesquisas, extensão acadêmica e consultoria/tutoria intelectual.

O LEECCC se transfere para o Departamento de Antropologia da UFF, em 2006, e amadurece, tornando-se uma iniciativa abrangente a inúmeros projetos por meio da valorização da co-construção de conhecimentos via docência, pesquisa, consultoria e extensão, em áreas que, prioritariamente, recortam a Cultura, a Comunicação e a Cognição. Essa prioridade sobre o triplo “C”, conforme instalado na sigla LEECCC, aponta para o eixo principal do Laboratório que é o seu maior desafio, o conhecimento do fenômeno da interação social e da transmissão e a produção de regimes de representação. Transmissão que configura e viabiliza os processos e regimes de verdades veiculadas por dispositivos comunicativos, quer pedagógicas, quer informativos, quer lúdicos, quer científicos, quer regimes jurídicos. O que se intenta alcançar dentro da mais tradicional percepção antropológica são os processos de interação e os modos de comunicação com suas possibilidades receptivas, quer em sua modalidade ativa ou passiva, crítica ou conservadora, teórica ou empírica.

No LEECCC foram elaboradas pesquisas etnográficas, consultorias, encontros internacionais, seminários, convênios, tutorias intelectuais, monografias de graduação e dissertações de Mestrado. Além destas, outras modalidades de atividades como grupos focais e grupos de estudo bem como extensa colaborações com movimentos sociais.
A população alvo situa-se em um horizonte (‘leque’), que inclui alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e mesmo o mundo corporativo, como gerentes, executivos, elaboradores de politica (“policy makers”), dirigentes comunitários ou quaisquer dos interessados nos temas mencionados.

A pesquisa de conteúdo e fundamentos, assim como a implementação de projetos, gestão de eventos que disseminem o pensamento, a avaliação de processos e projetos, consultoria e tutoria intelectual, funcionam, em conjunto, com a finalidade de aprimorar a metodologia e a consistência do trabalho etnográfico.

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