Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição

Organizado em 2002 como Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Cognição e creditado pelo CNPq e PROPPi (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação) da UFF, o LEECCC nasceu com o objetivo enfatizar a etnografia como suporte metodológico em diferentes frentes de pesquisas, extensão acadêmica e consultoria/tutoria intelectual.

Conheça mais sobre o LEECCC aqui.

Equipe

LÍDERES

Julio Cesar de Souza Tavares

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1984), doutorado em Antropologia – University of Texas at Austin (1998) e pós-doutorado como Rockfeller Post-Doctoral Fellow no Center for Black Music Research, em Chicago (2001). Foi Distinguished Visiting Professor no Departamento de Comunicação da Florida Atlantic University, em Boca Raton, Miami, EUA (2004). É Professor Associado no Departamento de Antropologia e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Participou do Executive Board da ASWAD (Association for the Study of the Worldwide African Diaspora) de 2000/2009, Tem experiência na área de Antropologia da Comunicação, Antropologia da Diáspora Africana, Antropologia do Corpo, História da África e Diáspora Africana, Teoria Antropológica Contemporânea, Semiótica, Estudos Culturais e Etnografia. Trabalha em pesquisa e docência com os seguintes temas: representação do negro na mídia, etnografia da diáspora africana na América do Sul, comunicação interpessoal, racismo e discriminação, cultura corporal e etnicidade. No mundo corporativo trabalha com consultoria e assessoria sobre diversidade e comunicação intercultural. É também um incansável ativista na luta contra o racismo e pela inclusão dos Estudos Antropológicos, Culturais e Históricos da Diáspora e Civilização Africana em todos os currículos das redes de ensino público e privado do país.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4962721038934943

 

 


Pesquisadores:

Ricardo Oliveira de Freitas

Possui Graduação em Artes pela UFRJ (1992), Mestrado (1995) e Doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2002). É Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC/UFRJ. Foi Bolsista Pós-Doc/CNPq no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF (2003 a 2005). É Professor Adjunto da UESC, no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações e no Colegiado de Comunicação Social, onde coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos em Midiativismo e Mídias Alternativas – GUPEMA. Coordenada o Pólo de Criação Midiativa, com financiamento FAPESB.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5195847447332323

 

José Geraldo da Rocha

Possui graduação em Teologia – Faculdades Ipiranga (1990), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor Adjunto Dr. do Progama de Pós Graduação em Letras e Ciências Humanas da Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO. Atua como professeor no Programa de Estudos Sobre o Negro na Sociedade Brasileira – PENESB, da Universidade Federal Fluminense. Na Universidade Cândido Mendes é professor no Curso de Pós Graduação em Africanidades. Como humanista, prioriza as questões relacionadas às relações étnicas raciais e a promoção dos negros na sociedade brasileira; diversidade cultural, religiosidades e espiritualidades.

Endereço para acessar este CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799444U3

 

Mônica Lima e Souza

É doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminnse, com tese em História da África. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez o Mestrado em Estudos de Africa – Colegio de Mexico, México-DF. Tem longa experiência docente, atuando desde 1992 com ensino de História da África em cursos de graduação e pós-graduação. Realizou pesquisas em arquivos e centros de documentação na África e no Brasil. Ministrou conferencias e publicou artigos, no Brasil e no exterior, sobre ensino de História da África. É professora de História do CAp/UFRJ desde 1984, tendo ocupado cargos de direção na área de formação de professores(licenciatura). Atualmente coordena a área de História nesta unidade da UFRJ.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5555508700847548

 

Rolf Malungo de Souza

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Teoria Antropologia, com ênfase em gênero masculino e relações raciais, tendo publicado livros e artigos sobre o tema. Atualmente desenvolve pesquisa sobre masculinidade e relações raciais entre meninos no ensino público.

 

Maria das Graças Gonçalves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1983) , mestrado em Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1991) , doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001) e aperfeicoamento em Proyeto Multinacional Del Investigaccion Evaluativ pela Universidade Del Valle Del Guatemala (1985) . Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: juventude excluída, subjetividade, identidade e negritude, cultura popular, juventude pós-moderna e juventude negra.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4817136004929983

 

Renato Nogueira dos Santos Jr

Professor da UFRRJ em regime de Dedicação Exclusiva. Possui Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2006), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Professor lotado no Departamento de Educação e Sociedade, membro do colegiado de Filosofia da UFRRJ, coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Interseções (Afrosin) – filiado ao Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros (Leaafro). As suas pesquisas se concentram nas relações entre filosofia e educação, em história dos povos africanos, no ensino de filosofia na educação básica, com foco na articulação das Leis 10639/03 e11648/08, além de pesquisas nas áreas de ética através das filosofias de Kant, Schopenhauer, Foucault, Deleuze, Masolo, Ramose. Ele também trabalha com as relações entre mito e filosofia, pesquisa mitologias africanas (yorubá e bantufonas) e estuda filosofia ubuntu.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7589245190503189

 

 

 

 

 

 


Assistente de Pesquisa:

Mariana Emiliano Simões

Mariana é formada em Artes Cênicas pela UFMG (2004) e concluiu o mestrado em Artes Visuais, na linha de pesquisa em Imagem e Cultura, na UFRJ (2009). Também foi aluna do curso de Pós- graduação Latu Sensu em História da África e do negro no Brasil, da Universidade Cândido Mendes (2009). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminenses (UFF), na linha Antropologia do Corpo e do Esporte, e sua pesquisa aborda a Festa de Nossa Senhora do Rosário, da Comunidade dos Arturos, em Contagem, MG, com ênfase na corporalidade negra. Ligada à cultura popular brasileira, participou de grupos de danças populares e dança afro-brasileira em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde ministra aulas de teatro e dança.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0338987779995112

 

Nestor Gomes Mora Cortés

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008). Mestrado (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia na Universidade Federal Fluminense. Pesquisador IC-CNPq na graduação, estudou etno-história das culturas indígenas no Rio de Janeiro. Trabalhou sobre patrimônio imaterial com a etnia Guarani-Mbya, cultura e mitologia e, especificamente, sobre as canções sagradas do Coral Infantil Guarani-Mbya. No mestrado trabalhou com a população afro-chilena e a re-construção da sua identidade sobre os eixos analíticos da cultura, política, performance e tradição. Atualmente, ingresso no dourotado em Antropologia pela UFF, desenvolve projeto sobre o discurso afrodescendente na região do Cone Sul da América Latina. Trata-se de um trabalho para melhor entender a produção cultural enquanto projeto político pela afirmação das identidades afro-latino-americanas. Áreas de atuação em pesquisa: Etnicidade; Relações Raciais; Identidade e Representação. Produção em Pesquisa: Diáspora Africana das comunidades afro-chilenas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3105408168657602

 

Rosenilda Augusto Sant’Anna

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995).  Aperfeiçoamento em Antropologia Social pela mesma instituição, plano de trabalho sob o título: “A representação da cor na escola de primeiro grau da rede pública de ensino: um estudo de caso na baixada fluminense”, carga horária 1800h, (1995-1996).
Aperfeiçoamento em Relações Raciais e Cultura Negra pela Universidade Cândido Mendes, carga horária 120h (1998). Mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro,com a dissertação intitulada :”Trajetórias Juvenis: alguns projetos e muitas histórias”, (1999).Especialização em Educação e Afro-brasileiros pela Universidade Federal Fluminense, monografia intitulada: “A interface da geografia e as relações étnico-raciais: um campo de possibilidades à implementação da lei 10639/03”, carga horária 390h

Endereço para acessar este CV: http.lattes.cnpq.br/0840389622850645

 

Kássio Pinto da Motta

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (2005), quando analisou os textos publicados por um jornal impresso sobre o tema cotas. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2009), quando defendeu, como bolsista CAPES, dissertação sobre a produção da notícia em um telejornal. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo. Pesquisador do Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição – LEECCC/ UFF, ligado ao CNPq, atuando na linha de pesquisa em Etnografia de Processos e Ambientes Comunicativos.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5023642009433357

 

João Marcus Perelli dos Santos

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1998) e mestrado pela Universidade Castelo Branco (2002). Atualmente é professor da UNESA Campus Macaé, nas disciplinas Corporeidade, TCC, Voleibol, Metodologia do Ensino da Educação Física I E II, Folclore. Leciona também na Faculdade Mercúrio-FAMERC nas disciplinas Capoeira, História da Educação Física, Didática aplicada a Educação Física e Estágio Supervisionado, coordenador da Pós-lato senso em Capoeira na UNESA/RJ. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Aspectos Socio-Filosoficos da Educaçao, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educaçao, Filosofia, Capoeira, Esportes de identidade cultural, Aspectos Históricos da Educação Física,Didática aplicada a educação física.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9839849416341249

 

Lúcia Helena Mendes Pereira

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente doutoranda em sociologia, no CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, onde desenvolve a tese sob o título: “Notícias da Amazônia: os discursos do jornalismo hegemônico nas Tvs brasileira e portuguesa”.Atualmente é professor-assistente da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Filosofia da Comunicação no Mundo Globalizado, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, comunicação comunitária, jornalismo ambiental, identidade cultural e democracia participativa.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5619252333965816

 

Carla Juliane de Lemos Oliveira

Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7180901559170944

 

Jorge Luís Rodrigues dos Santos

Mestrando em Educação (UNIRIO). Especialista em Estudos Afro-Diaspóricos, Psicopedagogia e Orientação Educacional, Gênero e Sexualidade e Administração Pública. Graduado em Letras. Professor da SEEDUC/RJ. Atuação em tutoria de cursos de formação, capacitação e especialização à distância (UAB e CECIERJ). Experiência no desenvolvimento de projetos de capacitação e formação continuada de profissionais da educação (presencial e EAD), na implementação de Educação Étnico-racial nos currículos e espaços escolares (lei 10.639/2003), Educação em Direitos Humanos e Educação para a Diversidade, como também de servidores públicos e privados nas referidas temáticas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3146439085332553

 

Laís Salgueiro Garcez

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestranda em Antropologia na Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2011.1. Integrante do Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição (LEECCC), coordenado pelo professor doutor Julio Tavares.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0713091390359554

 

Leonardo Pomponet Cardoso da Silva

Mestrando em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. É graduado em Comunicação Social com habilitação em Propaganda e Publicidade pela Universidade Estácio de Sá (2004). Tem experiência na área de Governamental e Privada. Iniciou a vida profissional como estagiário de programação visual na TV Brasil. Atuou no departamento de mídia na antiga agência de propaganda 100% Propaganda entre os anos 2004 e 2006, posteriormente foi coordenador de comunicação da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Niterói e conseguinte como Subsecretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia na mesma instituição pública. Atualmente desenvolve pesquisa no Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição da Universidade Federal Fluminense com orientação do Dr° Júlio César de Souza Tavares.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5270800747312754

 

Pedro Lourenço de Luna Nogueira

Sou psicólogo (CRP 05 – 41442), formado em 2010 pelo Centro Universitário de Brasília UniCEUB. Monitor bolsista de Antropologia Cultural, bolsista de PIC (com o projeto 1/2010 ‘O Dono do Ori – religiosidades afrobrasileiras nos estamentos A e B’, autor do texto “A subjetividade construída sobre a dualidade de papéis sociais do estudante que freqüenta o ensino superior privado brasileiro: o papel binário aluno – cliente”, aceito pelo XXXII Congresso Interamericano de Psicologia na Guatemala. Participante do Grupo de Diálogo Interdisciplinar de Antropologia, extensão da FACES, UniCEUB. Intérprete-profissional com trabalho em várias organizações: FMI, ANVISA, ESAF, ENAP, OMS, MJ, MRE, SENAC, Forças Armadas, entre outras.

 

Daniel Antonio Gomes Cruz

É Bacharel (2008) e Licenciado (2009) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana. Já atuou em Pesquisa Participativa e Intervenção Comunitária, com uso de equipamento audiovisual, nos seguintes temas: Memória de Favelas e Patrimônio Imaterial, Congado e Infância Negra. Tem também experiência em Políticas Públicas para a Juventude no âmbito das Ações Afirmativas de Democratização da Universidade Pública e da Prevenção Social à Criminalidade. Atualmente, cursa Mestrado em Antropologia na Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF), e  tem se interessado pelo estudo da relação entre Territorialidades e Processos Sociais de Subjetivação da Juventude ligada ao Movimento Hip Hop e às Comunidades Quilombolas urbanas em Belo Horizonte. É Bolsista do International Felowship Program, financiado pela Fundação Ford e coordenado no Brasil pela Fundação Carlos Chagas como um Programa de Ação Afirmativa na Pós-Graduação.

Endereço para acessar este CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W7570566

 

Anna Carolina Perez Coelho Martins

Tem experiência na área de Antropologia.

Endereço para acessar este CV:  http://lattes.cnpq.br/6285635288520356

 

Adriana Quintão

Formada em Marketing, Gestão e Vendas pelo Normandale Community College, localizado em Minnesota, EUA e em Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes, localizada no Rio de Janeiro.  Atualmente é mestranda em Antropologia Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF – RJ).Sua área de interesse é o perfil de consumo de mulheres afro-descendentes brasileiras.  Seu tema de pesquisa é o cabelo como ferramenta de identidade, com foco em mulheres afro-descendentes cariocas e seu consumo de produtos e tratamentos capilares.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6819692169353206

 

Vítor Gonçalves Pimenta

É aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Ciências Sociais pela UFF (2008). Tem experiência na área de gestão e pesquisa em projetos sociais, culturais e ambientais. Atuando nas áreas de Sociologia, Antropologia e Educação Ambiental no Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica. Desenvolvendo e gerindo pesquisas nos seguintes temas: memória social, mudança social, fotografia, saúde, meio ambiente e cinema. Suas pesquisas vem se debruçando, principalmente, sobre a discussão e compreensão das seguintes questões: as relações entre o público e o privado e, o saber popular e o saber científico; as fronteiras entre arte visuais, ciência e práticas de saúde; a participação social nas políticas públicas; as mudanças sociais com foco na construção e transformação de identidades e da atuação da memória social no cotidiano.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8755265447539837 

 

Eloísa Ramos Sousa

Mestranda em Relações Etnicorraciais CEFET/ RJ, especialista em Cultura, História e literaturas Afro-brasileiras e Africanas (2008), Museóloga graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, (1989) e graduação em Ciências Sociais pela UFF (2002).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6135564731132180

 

Marina Santos de Miranda

Graduanda no Curso de Antropologia da UFF.  Iniciação cientifica em fase de levantamento bibliográfico.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5175024969505824

 


Mídia e Gestão de Projetos:

Eduardo de Mattos Sánchez

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1992) .
Técnico em Computação

Endereço para acessar este CV:  http://lattes.cnpq.br/5577588284813353

Luiz Carlos Gá

Especialização – Desenhista

Igor Duarte Tavares

Pós Graduando em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal Fluminense (2011).
Graduado em Administração pelo Centro Universitário Celso Lisboa (2008).
Atualmente administra a Instituição Solidariedade França Brasil.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3300335187601985

Thiago Petra da Silva

Mestre em Comunicação e Informação em Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz. Graduado em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá (2004). Atualmente coordenador do projeto Comunidade de Práticas do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, é membro técnico no Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição da Universidade Federal Fluminense e membro editorial da Revista Científica da Pós-Graduação em Comunicação da UFF Ciberlegenda.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0677104271934920

 

Translate »
Skip to content